Decio Otero, diretor do Ballet Stagium. Foto: Edouard Fraipont
Decio Otero, diretor do Ballet Stagium. Foto: Edouard Fraipont

Décio Otero

Fundador e diretor do Ballet Stagium

Décio Otero é um bailarino e coreógrafo brasileiro, autor de mais de 100 coreografias. Nascido em Ubá, em Minas Gerais, no dia 15 de julho de 1933, iniciou seus estudos em dança aos 17 anos em 1951, em Belo Horizonte, no Ballet de Minas Gerais, na época dirigido por Carlos Leite. Lá conheceu o casal Angel e Klauss Vianna. Em 1956, entrou no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a convite da diretora Tatiana Leskova, tornando-se solista no ano seguinte. Lá, junto com nomes que tornaram-se expoentes do balé no Brasil, como Maryla Gremo, Eugênia Feodorova, Dalal Achcar e Nina Verchinina. Também em 1956, conheceu sua futura companheira, a bailarina húngara radicada no Brasil Marika Gidali, com quem iria depois fundar o Ballet Stagium.

Já em 1959, Otero integrou o elenco do Ballet do Rio de Janeiro, dirigido por Dalal Achcar, e viajou em turnê internacional. Entre 1959 e 1960, foi reconhecido com prêmios por sua participação no Pas de Deux de Cisne Negro, de Eugênia Feodorava, e Yara, de Vania Psota. Em 1964, entrou para o corpo de baile do Ballet du Grand Théâtre de Genève, da Suíça, convidado por Beatriz Consuelo. Dois anos depois, ingressou no Balé da Ópera de Colônia, na Alemanha, onde dançou obras de George Balanchine e de Harald Lander. A partir do contato com Lander, foi convidado em 1967 para participar do filme musical King, exibido em Copenhagen (Dinamarca), fazendo o papel principal. No mesmo ano, integrou o elenco do Balé da Ópera de Frankfurt, na qualidade de primeiro-bailarino. 

Retornou a Minas Gerais em 1970. Em viagem a Curitiba para ministrar um curso de dança no Balé Teatro Guaíra, Marika Gidali, uma das participantes, propôs a tarefa de ambos organizarem o programa Convite à Dança, da TV Cultura, sobre diversas vertentes dessa modalidade artística. Depois desse trabalho, inaugurou o Ballet Stagium junto a Marika, com quem se casou. Criou mais de 100 obras para a companhia. Recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo em 1961. Também foi homenageado com prêmios APCA nos anos de 1974, 1974, 1977 e 1979. Em 2005, recebeu a distinção Ordem do Mérito Cultural, do Distrito Federal. É autor dos livros As Paixões da Dança (Editora Hucitec, 1999) e Marika Gidali (Editora Senac, 2001).

  • Pas de Deux de Dom Quixote (coreografia de Marius Petipa)
  • Les Sylphides (coreografia de Michel Fokine)
  • Romeu e Julieta (coreografia Serge Lifar e Maryla Gremo)
  • Le Combate (coreografia William Dollar)
  • Sinfonia Amazônica (coreografia de Helba Nogueira)
  • O Compositor (coreografia de Dennis Gray)
  • Giselle (coreografia de Marius Petipa a partir da versão original de Jean Coralli e Jules Perrot)
  • Beau Danube (coreografia de Léonide Massine)
  • Gaîté Parisienne (coreografia de Léonide Massine)
  • Presságios (coreografia de Léonide Massine)
  • Lára (coreografia Harald Lander)
  • Etudes (coreografia Harald Lander)
  • Les Indes Galantes (coreografia Harald Lander)
  • A Boutique Fantástica (coreografia de Léonide Massine)
  • O Espectro da Rosa (coreografia de Michel Fokine)
  • Folhas de Outono (coreografia de Anna Pavlova)
  • Carnaval Zuimalutti (coreografia de Nina Verchinina)
  • O Quebra-Nozes (coreografia de Marius Petipa e Leon Ivanov)
  • La Sonambule (coreografia de Georges Balanchine)
  • Presentation (coreografia de Serge Golovine)
  • Annabell Lee (coreografia de Serge Golovine)
  • Suite En Blanc (coreografia de Serge Lifar)
  • Scheherazade (coreografia de Michel Fokine)
  • The King (coreografia de Harald Lander)
  • Pavane Para Uma Infanta Defunta (coreografia de Vaslav Veltchek)
  • Noite de Walpurgis (Coreografia de Serge Golovine)
  • Gopak (coreografia de Eugênia Feodorova)
  • Raymonda (coreografia de Georges Balanchine e Eugênia Feodorova)
  • Concerto (coreografia William Dollar)
  • Salomé (coreografia de Dennis Gray)
  • Baile dos Graduados (coreografia de Tatiana Leskova)
  • Descobrimento do brasil (coreografia de Tatiana Leskova e Eugênia Feodorova)
  • O Galo de Ouro (coreografia de Michel Fokine)
  • Time Cycle (coreografia de Todd Bolender)
  • Episódios (coreografia de André Doutreval)
  • Narcise (coreografia de Serge Golovine)
  • Morte de Um Pássaro (coreografia de Ismael Guiser)
  • Pássaro Azul (coreografia de Eugênia Feodorova)
  • D. Juan (coreografia de Eugênia Feodorova)
  • Pácto (coreografia de Dennis Gray)
  • Masquerade (coreografia de Tatiana Leskova)
  • Caprício Hespanhol (coreografia de Léonide Massine)
  • Tragédia Dançante (coreografia de Dennis Gray)
  • Valsa Triste (coreografia de Nina Verchinina)
  • Variações Sinfônicas (coreografia de Tatiana Leskova)
  • O caso do vestido (coreografia de Klaus Vianna)
  • Dessins Pour Les Six (coreografia de John Taras)
  • Arcade (coreografia de Attilio Labis)
  • Pas de Deux (coreografia de Georges Balanchine)
  • Still Point (coreografia de Todd Bolender)
  • Adágio da Rosa (coreografia de Todd Bolender)
  • O Mandarim Maravilhoso (coreografia de Todd Bolender)
  • Souvenirs (coreografia de Todd Bolender)